
O sucesso do Mundial de Clubes nos Estados Unidos está mexendo com os interessados em receber a segunda edição do torneio, prevista para junho de 2029. E o Brasil já se apresentou como candidato.
Samir Xaud, presidente da CBF, conversou nos Estados Unidos com Gianni Infantino, presidente da Fifa, sobre esta possibilidade. Ainda será preciso registrar oficialmente a candidatura, mas a ideia foi bem recebida pela entidade.
A mobilização dos brasileiros pelo Mundial e a qualidade dos estádios brasileiros são pontos favoráveis. Neste caso, Porto Alegre certamente estaria na lista de sedes.
Mas a preferência da Fifa ainda é realizar o Mundial em estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo de seleções no ano seguinte, já para testar a estrutura.
Em 2030 a abertura será com jogos no Uruguai, Argentina e Paraguai. Mas todo o restante da Copa será na Espanha, Portugal e Marrocos. Por isso, esses três países, especialmente a Espanha, largam na frente.
Mas ainda não existe uma definição oficial. Além destes países, Austrália e os Estados Unidos, novamente, gostariam de sediar a Copa do Mundo de clubes em 2029.