
Conversei com um integrante da Comissão de Arbitragem sobre a decisão e o procedimento adotados, pela equipe escalada no jogo do Grêmio, na penalidade assinalada para o São Paulo.
A Comissão da CBF está fechada com o árbitro Rodrigo Pereira de Lima. A posição da entidade é de que o pênalti marcado a favor do São Paulo contra o Grêmio foi corretamente assinalado. Mais do que isso: houve unanimidade sobre a decisão do juiz pernambucano. Nenhum integrante da comissão diverge: "tecnicamente, a penalidade foi bem marcada".
Ainda que a jogada tenha causado indignação entre torcedores, comentaristas e jogadores, o parecer interno — que ainda não foi publicado oficialmente pela CBF — sustenta que houve contato imprudente, suficiente para configurar a infração. Um trecho da resposta que recebi da entidade resume o entendimento:
"O que atrapalha o público, os torcedores e os analistas é que o jogador do São Paulo exagera, amplifica o lance. E isso é muito ruim porque atrapalha as decisões técnicas e a compreensão de todos.”
Mesmo com esse reconhecimento do teatro do atacante, a comissão mantém a convicção de que a falta existiu.
O VAR e a falta em Jemerson
No que diz respeito ao VAR, a atuação de Paulo Renato Coelho também foi elogiada. A condução da checagem foi considerada adequada, e o entendimento técnico, mantido: a origem do lance ou o chamado APP (Attacking Possession Phase) começa no toque de Monsalve, que afasta a bola e “reinicia” a jogada. Por isso, mesmo que tenha havido falta anterior de Arboleda em Jemerson, ela estaria fora da janela de análise para a penalidade.
A Comissão de Arbitragem da CBF garante que tudo está rigorosamente de acordo com as orientações da Fifa, mesmo que isso possa contrariar a percepção da maioria. É realmente complicado para o grande público do futebol conceber que o árbitro será chamado no monitor para observar um erro que precisará ser ignorado por conta do protocolo. Vamos ver quanto tempo isso dura.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.