A Fifa escalou o mexicano César Ramos para apitar o jogo do Brasil contra a Suíça pela estreia do Grupo E da Copa da Rússia. É o mesmo árbitro que comandou a decisão do Mundial de Clubes entre Real Madrid e Grêmio em dezembro do ano passado. Na oportunidade, a falta de experiência internacional do juiz de 34 anos tornou a escolha surpreendente. Apesar disso, ele teve atuação bastante segura e sem erros capitais. Não interferiu no resultado.
O curioso é que o principal equívoco de César Ramos na vitória do Real Madrid sobre o Grêmio ocorreu com um minuto de partida. Ele deveria ter mostrado amarelo para Geromel por conta de uma pancada em Cristiano Ronaldo. O zagueiro brasileiro pisou com as travas da chuteira na panturrilha do atacante português. O juiz apenas marcou a falta, ignorou a advertência e chegou a ser cercado pelos jogadores das duas equipes. Isso ligou um sinal de alerta e levantou dúvidas sobre como seria o controle disciplinar durante o jogo que estava só começando. A boa notícia é que o episódio foi isolado e a preocupação não se confirmou.
Esse não foi o único erro de César Ramos naquela partida. No segundo tempo, o juiz mexicano deixou de apresentar amarelo para Cristiano Ronaldo. Durante uma reclamação de um lance, o atacante do Real Madrid fez o gesto solicitando a revisão do árbitro assistente de vídeo. A atitude é proibida pela Fifa. Se isso ocorrer na Copa do Mundo, o cartão deve ser aplicado.
Houve ainda um amarelo não aplicado em Lucas Vázquez, que tentou simular um pênalti. O jogador do Real Madrid dobrou acintosamente os joelhos sem sequer ter sido tocado pelo goleiro Marcelo Grohe. César Ramos optou somente pela advertência verbal.
A participação no Mundial de Clubes rendeu a primeira final internacional de Ramos, que tem a carreira marcada por partidas em competições da Concacaf. Além do Mundial, o que foge disso é a participação nos Jogos Olímpicos de 2016.
Diante disso, um jogo do tamanho de Brasil x Suíça não é algo normal para César Ramos. Não tenho dúvidas de que ele estará vivendo o maior momento da carreira quando apitar pela primeira vez neste domingo, às 15h, na Arena Rostov.