
O Grêmio está lutando para mudar a fotografia do grupo de jogadores. Além de vasculhar o mercado atrás de reforços, a diretoria tenta, também, liberar alguns atletas que foram trazidos e não renderam. Essa situação, no entanto, esbarra em um velho problema que acompanha o tricolor: os altos salários.
O Grêmio, no últimos anos, inflacionou completamente a sua folha de pagamento. A capacidade de faturamento do clube triplicou o custo da folha dos jogadores, que, na sua grande maioria, acabou recebendo um salário maior no Tricolor do que receberia em qualquer outro lugar. A prática de imaginar que dinheiro dá futebol é uma triste realidade no clube.
Problemas para reformulação
Essa situação acaba determinando uma grande dificuldade de recolocar os jogadores fora dos planos do Grêmio em outro clube. Nenhuma equipe se dispõe a pagar os salários integrais e isso inviabiliza muitos negócios. O Grêmio, por isso, acaba, na grande maioria dos casos, tendo que seguir arcando com parte dos vencimentos dos jogadores emprestados e isso prejudica a busca por novos nomes.
Essa situação, mais uma vez, tem atrapalhado a reformulação do grupo de jogadores do Grêmio. A necessidade de buscar reforços, no entanto, precisa ser resolvida. A hora é de ser criativo e parar de errar. O dia em que não conseguiremos pagar as contas está cada vez mais próximo — e esse é um dos principais motivos.