
Leão XIV será o papa que vai seguir o trabalho de Francisco. Essa era uma apreensão minha, como católica, quando pensava na sucessão do argentino. Francisco foi próximo, acolhedor, inspirador. Algo muito diferente disso seria uma decepção.
Francisco foi um latino, o primeiro, comandando a Igreja. O novo papa, embora seja nascido nos Estados Unidos, fez a vida no Peru. A cultura da América do Sul está presente na vida de Robert Prevost. Ao falar em espanhol logo na sua apresentação, se dirigindo aos fiéis de Chiclayo, mostrou respeito a esse caminho que trilhou.
Seu primeiro discurso, emocionado, é uma esperança de continuidade mesmo. O papa Leão XIV começou dizendo que Deus ama a todos e que o mal não vai prevalecer, que estamos juntos, sem medo.
Não por acaso, ele diz que quer uma igreja sinodal, que avança, que busca a paz, a caridade e a proximidade, especialmente dos que mais sofrem. Veremos nos próximos meses, mas os indicativos são bons para pensar em uma igreja viva, próxima, atuante.