
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou na manhã desta quarta-feira (21) a lista de países que suspenderam a compra de carne de frango do Brasil. A medida foi adotada por uma série de nações após a confirmação do caso de gripe aviária em uma granja comercial de Montenegro, no Vale do Caí, na última sexta-feira (16).
Na lista divulgada pelo ministério na manhã desta quarta, dois países foram incluídos na lista de embargo às exportações de frango de todo o Brasil: Jordânia e Filipinas.
Ao todo, 32 país suspenderam a compra. Alguns bloquearam a exportação de todo o país, outros do Rio Grande do Sul, e alguns apenas do município de Montenegro, onde foi registrado o foco da doença — neste caso, não há impacto comercial porque ali não existem exportadores, segundo o governo.
Veja a lista atualizada:
Suspensão total
- China
- União Europeia
- México
- Iraque
- Coreia do Sul
- Chile
- África do Sul
- União Euroasiática
- Peru
- Canadá
- República Dominicana
- Uruguai
- Malásia
- Argentina
- Timor-Leste
- Marrocos
- Bolívia
- Sri Lanka
- Paquistão
- Filipinas
- Jordânia
Suspensão para o RS:
- Reino Unido
- Bahrein
- Cuba
- Macedônia
- Montenegro
- Cazaquistão
- Bósnia Herzegovina
- Tajiquistão
- Ucrânia
Suspensão para o município de Montenegro
- Japão
- Arábia Saudita
Gripe aviária
A influenza aviária, ou gripe aviária, é uma doença viral que afeta principalmente aves, mas também pode infectar mamíferos. A transmissão acontece pelo contato com aves doentes e também por meio da água e de materiais contaminados.
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o risco de infecção por influenza aviária em humanos é baixo e pode ocorrer em pessoas com contato próximo e frequente com aves ou mamíferos infectados, vivos ou mortos.
A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos. O Brasil nunca teve um caso de gripe aviária em humanos.
Tire suas dúvidas
A vacina contra a gripe (influenza) protege contra a gripe aviária?
Não. A vacina contra a gripe sazonal não protege contra a gripe aviária. A vacina da gripe é atualizada todos os anos para proteger contra os principais vírus da gripe que circulam entre humanos, como os tipos A (H1N1 e H3N2) e B.
Já a gripe aviária é causada por vírus diferentes, como o H5N1, que normalmente afetam aves e raramente infectam pessoas. Esses vírus não estão incluídos na vacina sazonal, pois são geneticamente diferentes e circulam principalmente entre aves.
Quais os principais sintomas nas aves?
Entre os principais sintomas apresentados nas aves estão alta mortalidade, dificuldade respiratória, torcicolo e falta de coordenação, crista e barbela inchadas e roxas, secreção nasal e ocular, espirros, dificuldade de locomoção e diarreia.
O que fazer se encontrar aves doentes ou mortas?
- Não se aproxime, alimente ou toque em animais silvestres, nem tente socorrê-las
- Não deixe cães, gatos e outros animais domésticos se aproximarem
- Em casos suspeitos, entre em contato com a Secretaria Estadual da Agricultura através da Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima ou pelo canal de notificação via WhatsApp (51) 98445-2033.