
Segundo maior exportador de carne de frango do Brasil, os Emirados Árabes suspenderam a compra do produto produzido em Montenegro — município no Vale do Caí onde foi confirmado caso de gripe aviária em uma granja comercial na última sexta-feira (16). Na manhã desta quinta-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou a lista de países com embargo à exportação da carne de frango brasileira.
A atualização traz uma mudança no embargo da União Eurasiática, Rússia, Bielorrússia, Armênia e Quirguistão, que agora restringem compras apenas do Rio Grande do Sul. Anteriormente, a suspensão abrangia a produção em todo o país.
Na contramão, a Arábia Saudita ampliou as suas restrições e suspendeu a compra de carne de frango produzida no Rio Grande do Sul. Até quarta-feira (21), o país tinha embargo válido apenas para a produção em Montenegro.
Conforme o Mapa, 19 países e a União Europeia tem embargo para suspensão total (em todo o Brasil). Ainda há 15 restrições para produtos do Rio Grande do Sul e duas especificamente para a carne de frango produzida no município de Montenegro.
Países com sanções ao produto brasileiro
Suspensão total
- China
- União Europeia
- México
- Iraque
- Coreia do Sul
- Chile
- Filipinas
- África do Sul
- Jordânia
- Peru
- Canadá
- República Dominicana
- Uruguai
- Malásia
- Argentina
- Timor-Leste
- Marrocos
- Bolívia
- Sri Lanka
- Paquistão
Suspensão para o RS
- Arábia Saudita
- Turquia
- Reino Unido
- Bahrein
- Cuba
- Macedônia
- Montenegro
- Cazaquistão
- Bósnia e Herzegovina
- Tajiquistão
- Ucrânia
- Bielorrúsia
- Rússia
- Armênia
- Quirguistão
Suspensão para o município de Montenegro
- Japão
- Emirados Árabes