Em elevação nos últimos dias em razão da chuva que atinge o Rio Grande do Sul, o Rio Caí ultrapassou a cota de inundação neste domingo (29) nos municípios de São Sebastião do Caí e Montenegro, no Vale do Caí.
Em São Sebastião do Caí, o rio alcançou a cota de inundação, de 10m50cm, por volta das 11h, segundo dados da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
A situação se agravou ao longo do dia, alcançando 12m2cm às 19h, conforme boletim da prefeitura. Isso representa uma elevação de 2m50cm em oito horas. A expectativa da prefeitura é que o nível do rio se estabilize até às 23h.
Como medida preventiva e em resposta aos alagamentos já registrados, 234 pessoas estão alojadas em dois abrigos da cidade.
Nova elevação em Montenegro
Montenegro também enfrenta uma nova escalada na cheia do Rio Caí. O rio já havia superado a cota de inundação na cidade, de 6 metros, entre segunda e quarta-feira (25), de acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB).
No entanto, apesar de ter apresentado queda até a noite de sábado, o Caí voltou a subir, atingindo a cota de inundação por volta das 14h30min deste domingo. Na medição das 20h30min, o patamar já estava em 6m42cm.
A Defesa Civil municipal prevê que o rio continue subindo durante a noite, podendo atingir 7m por volta das 23h. Se essa projeção se confirmar, bairros como Centro e Industrial podem ser atingidos por alagamentos.
Diante da expectativa de elevação, cerca de 60 pessoas estão abrigadas de forma preventiva no ginásio municipal da cidade.
O que cada cota significa?
Segundo a Defesa Civil, esta é a classificação:
- Cota de inundação extrema: patamar em que a inundação provoca danos severos ao município
- Cota de inundação: patamar em que o primeiro dano é observado no município
- Cota de alerta: possibilidade elevada de ocorrência de inundação
- Cota de atenção: possibilidade moderada de ocorrência de inundação




