
Uma massa de ar polar provocou neve em partes da Argentina e do Uruguai entre domingo (22) e esta segunda-feira (23), o que reforça a possibilidade de o fenômeno ocorrer no Rio Grande do Sul nesta semana.
Nas redes sociais, foi registrada uma forte nevasca em Sierra de La Ventana, localizada na província de Buenos Aires, na Argentina.
Segundo a Climatempo, a atuação de um ciclone extratropical no oceano, na costa do Uruguai, aliada à presença de muita umidade e à entrada de ar muito frio, de origem polar, favorece um declínio acentuado das temperaturas já nesta segunda-feira, aumentando a possibilidade de ocorrência de neve e de outros tipos de precipitação invernal.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de frio que pode deixar os termômetros mais de 5 °C abaixo da média para o período. Também há aviso para a chance de neve na Serra Gaúcha e na Região Noroeste.
Para ocorrer neve
Segundo Daniel Caetano, meteorologista da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a ocorrência de neve exige dois fatores principais: umidade elevada e atmosfera muito fria, com temperaturas abaixo de 0°C nas camadas de ar acima da superfície.
Essa combinação permite a formação de nuvens com cristais de gelo, que podem cair em forma de flocos.
Conforme o meteorologista, a ocorrência desses fenômenos no Estado é rara devido às condições específicas necessárias para que se manifestem.
— A neve ou chuva congelada acontece em situações muito específicas, por isso que aqui para o RS não é muito comum. Essas situações ocorrem quando há uma entrada muito rápida de ar frio sobre uma região onde já está chovendo. Normalmente, a massa de ar frio se estabelece quando o tempo está seco — explica Caetano.
O meteorologista destaca que o fenômeno é mais comum em regiões elevadas, onde as temperaturas naturalmente são mais baixas. Mesmo com as condições favoráveis, Caetano ressalta que o fenômeno segue sendo atípico no Rio Grande do Sul.
É assinante, mas ainda não recebe as newsletters com assuntos exclusivos? Clique aqui e inscreva-se para ficar sempre bem informado!