
O município de Urupema, na serra de Santa Catarina, honrou o título de Capital Nacional do Frio durante o amanhecer desta terça-feira (24). Com mínima de -8,06ºC, a sensação térmica na cidade chegou a marca de -29ºC por volta das 4h, conforme a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), órgão que monitora o tempo no estado catarinense.
Esta foi a menor temperatura registrada em Santa Catarina em 2025, de acordo com os dados da Epagri. Anteriormente, o recorde era de São Joaquim, em 11 de junho, com mínima de -6,5ºC.
Também na serra catarinense, Urubici registrou -6,86ºC por volta das 8h.
"Apesar de não ter amanhecido com geada e paisagens brancas devido ao vento, a cidade registrou vários pontos congelados", diz publicação da prefeitura no Instagram.
Os termômetros ficaram negativos em ao menos outros quatros municípios de Santa Catarina durante o amanhecer, de acordo com os dados da Epagri. Veja ranking:
- Urupema: -8,06ºC
- Urubici:-6,86
- São Joaquim: -6,34ºC
- Água Doce: -4,97ºC
- Caçador: -4,06
- Campos Novos: -3,26ºC
Mínimas negativas no RS
O amanhecer também foi com termômetros abaixo de zero no Rio Grande do Sul. As mínimas ficaram negativas em 14 municípios gaúchos, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A menor marca foi registrada em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, com -4,9°C, onde a sensação térmica chegou a -16,2ºC, segundo a Climatempo.