
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuva intensa no Rio Grande Sul a partir da tarde desta segunda-feira (19). Com exceção do Extremo Sul, todo o restante do território gaúcho está contemplado nos três comunicados emitidos pelo órgão.
Com grau de severidade amarelo, o primeiro comunicado abrange uma faixa que se estende de Rio Grande, no Sul, passa por Bagé, na Campanha, Cacequi, na Região Central, e segue até Uruguaiana, na Fronteira Oeste.

Válido das 17h desta segunda às 3h de terça-feira (20), o alerta aponta para perigo potencial de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora. Nestas áreas, ainda há possibilidade de rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h.
Alerta laranja

Outros dois boletins entram em vigor a partir das 21h desta segunda-feira, um com grau de severidade amarelo e outro laranja. Ambos são válidos até o meio-dia de terça-feira.
O alerta laranja abrange parte da Região Central, a partir de Santa Maria, parte da Região Norte, a oeste de Frederico Westphalen, as Missões, a Fronteira Oeste e o Noroeste. A chuva nestas regiões pode chegar aos 100 milímetros, com rajadas de vento variando entre 60 km/h e 100 km/h.
Nestas áreas, há risco de corte de energia elétrica e alagamentos, alerta o Inmet.

O terceiro alerta também tem grau de severidade amarelo, mas abrange a Região Metropolitana, os vales, o Litoral Norte e a faixa da Região Norte a leste de Frederico Westphalen. A chuva deve variar entre 20 e 30 milímetros por hora nestas regiões, com rajadas de vento de até 60 km/h.
Orientações
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia elétrica
- Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos
- Em caso de situação de grande perigo confirmada, procure abrigo e evite permanecer ao ar livre
- Em situação de emergência, procure ajude junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)