Na manhã desta terça-feira (29), todo o território gaúcho amanheceu gelado e diversas situações foram registradas pelo Estado. Em vários locais do Estado, o frio das primeiras horas do dia produziu cenas incomuns, registradas apenas nos momentos mais rigorosos do inverno. Leitores relataram a GZH o que tiveram de enfrentar no começo do dia.
Em Caxias do Sul, na Serra, região onde o frio costuma ser intenso nesta época, Paulo Spritzer, 48 anos, registrou, por volta das 8h, o que parecia ser uma neve branda no bairro São Caetano, quando saía para trabalhar. Ele, que se mudou se Arroio do Tigre para Caxias há cerca de três meses, se surpreendeu com o que estava presenciando:
— Lá (em Arroio do Tigre) é frio, mas nem tanto. O vento também era muito frio. Não sei se era chuva congelada ou se era neve. Ficou caindo por um tempo e depois de forma intermitente. Tive que usar (o limpador de para-brisa). Ficou aquele lambuzo no vidro — relata o porteiro.
Para aqueles que precisam encarar a madrugada, a baixa temperatura é um desafio ainda mais complicado. O padeiro Patrick Nogueira, 28, do município de Estação, no norte do Estado inicia seu expediente à 0h50min. Ele conta que a rotina é difícil, mas trabalhar na padaria, próximo aos fornos, ajuda a amenizar um pouco a sensação de frio.
Nesta terça-feira (29), os termômetros da cidade marcavam -1ºC próximo das 4h, horário em que ele registrou uma grossa camada de geada no teto de seu carro.
— Aqui é frio, mas nos últimos dias, com essa quantidade de geada, é a primeira vez no ano. O frio chegou a um ponto de que foi difícil ligar o carro às 7h, no fim do expediente. Na ida ele ligou, então, bateria não era — observa.
Na segunda-feira (28), o piloto de avião Juliano Razia, 35, também encarou uma situação inusitada com o frio em São Borja, no noroeste do Estado. Por volta das 8h30min, ele encontrou seu carro coberto por gelo.
— A graça foi que eu entrei no carro e não vi. Liguei o limpador e o carro não limpava o teto. Saí do carro e tinha aquele gelão no teto. Fazia tempo que eu não via aquilo ali — relata o piloto, que usou água e uma garrafa para retirar o gelo dos vidros de veículo. — Me senti na Europa — brinca.
A tendência de é que o tempo siga frio em todo o Estado nesta quarta-feira (30), com chance de registro de neve e geada pelo Estado, já que diversos municípios podem ter temperatura negativa novamente.