A semana começa com tempo firme em grande parte do Rio Grande do Sul devido a atuação de uma massa de ar seco e frio. Nesta segunda-feira (14), as temperaturas ficam baixas já pela manhã, principalmente nas áreas de Serra e Planalto. A temperatura mais baixa nessas áreas fica na faixa dos 7°C em Serafina Corrêa, São José dos Ausentes e Cambará do Sul. Em Vacaria, Santana do Livramento, Jaguarão e Dom Pedrito, a mínima fica entre 8° e 9,8°C. Durante a tarde, o sol aparece e a sensação é mais agradável, porém, não chega a fazer calor.
Já no Extremo Oeste, novas instabilidades aumentam a chance para trovoadas e chuva sem grandes volumes no decorrer da noite em todas as cidades de fronteira com a Argentina. Em Porto Alegre e Região Metropolitana haverá muita variação de nebulosidade, mas não deve chover. A temperatura fica entre 10°C e 29°C.
A Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca até as 9h da manhã desta segunda entre Tramandaí e Laguna (SC), com ondas que podem chegar a 2,5 metros de altura.
Na terça-feira (15), as instabilidades dão origem a uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul e faz o tempo mudar novamente. Há previsão de chuva e risco para temporais no Oeste. A chuva começa pela fronteira com a Argentina e se espalha por todo o Estado até o final do dia. Os maiores volumes devem ocorrer em São Borja, Alegrete e Santiago.
Nas demais áreas, a chuva é mais amena e deve ocorrer entre a tarde e a noite. Na Capital, chove no final do dia. As temperaturas ao amanhecer não ficam tão baixas como nos dias anteriores. Durante a tarde, antes da chuva chegar, a sensação será de tempo abafado.
A frente fria avança pelo sul e chega até o sudeste do Estado na quarta-feira (16). No entanto, ainda há risco para chuva volumosa acompanhada de trovoadas no Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste. As pancadas devem acontecer principalmente na parte da manhã e, por causa da nebulosidade, as temperaturas não sobem muito à tarde. Na fronteira entre Rio Grande do Sul e Uruguai não há condição de chuva, porém, mesmo com a presença do sol, a sensação é de frio por causa dos ventos do quadrante sul.