Por volta das 15h desta terça-feira (14), iniciou uma das obras mais aguardadas pelos moradores da Região Metropolitana de Porto Alegre. A segunda ponte do Guaíba está orçada em R$ 649 milhões e tem previsão de conclusão para setembro de 2017. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), 1.031 famílias foram cadastradas por estarem na área por onde passará a nova estrutura.
Os moradores serão reassentados em áreas próximas, que já foram definidas, mas ainda dependem de liberação ou desapropriação. Líderes comunitários cobraram agilidade na construção das novas moradias. "Estamos solicitando que as casas sejam construídas tão logo tenha início as obras de construção dos pilares", afirma Beatriz Gonçalves Pereira, integrante da Comissão de Moradores.
O DNIT assegura que as moradias serão definitivas, sem a necessidade de construção de vilas de passagem, ou seja, moradias provisórias. A previsão é que as novas residências, através do programa Minha Casa, Minha Vida, comecem a ser erguidas no prazo de um ano, quando a construção passará a afetar diretamente os moradores.
A nova ligação entre Porto Alegre e a região sul do estado terá 2,9 km de extensão, além de outros 7,3 km em acessos, com duas faixas de tráfego, refúgios central e lateral, além do acostamento. O vão principal terá 28 metros de altura. No auge, a construção deve gerar mais de dois mil empregos diretos.