O Rio Grande do Sul conta apenas com uma balança de caminhões fixa, localizada na ERS-122 , em Bom Princípio. Mas a intenção do Daer é implantar balanças para caminhões em todo o Estado. O diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo de Campos Vieira, diz que o órgão já estuda a implantação e que o ideal seria ter um balança em cada trecho do Estado, onde há maior volume de tráfego. O trecho da Rota do Sol, na Serra Gaúcha, será o primeiro a receber o posto de pesagem.
"Estamos terminado o termo de referência para encaminhar a licitação da balança na Rota do Sol, que nos preocupa inclusive por questões ambientais. Essa vai ser a primeira balança que nós vamos implementar e estamos definindo com o batalhão onde vamos colocar", explica o diretor do Daer, em entrevista ao Gaúcha Atualidade, nesta quarta-feira (21).
Conforme Vieira, o Estado tem em torno de 2 mil quilômetros afetados por um programa de conservação mal executado e a sobrecarga de peso nessas rodovias reduz ainda mais o tempo de vida útil da pavimentação.
O diretor do Daer também ressaltou que o órgão passa por uma reestruturação que demanda tempo. Mas Vieira diz que já foi aprovado na Assembleia a contratação de mais 75 engenheiros para dobrar o quadro de atuação nas rodovias, e 50 especialistas de nível médio já foram chamados. A intenção, conforme o diretor, é que o Daer também possa atuar na manutenção da malha com maior rapidez.
Confira a entrevista na íntegra: