Por Sebastião Melo, candidato à prefeitura de Porto Alegre por MDB, Cidadania, Democracia Cristã, DEM, PRTB, PTC e SD
Hoje, sabemos do acerto ao dizer a Porto Alegre, em 2020, que seríamos enérgicos ao falar a verdade, em dialogar, trabalhar todos os dias e fazer as melhores escolhas. Com diálogo construímos uma ponte virtuosa com a cidade, protagonista da mudança no nosso governo. De maneira franca e aberta, avançamos do isolamento para o consenso, crucial para a democracia, cuja finalidade é resolver problemas para a sociedade. Todos participaram: comunidade, servidores, empreendedores, entidades, universidade, igrejas. E tudo se deveu a dois sólidos fundamentos: capacidade de ouvir e de tomar decisões.
Desde a eleição de 2020, demos o melhor para subir o Ideb das escolas. O desafio da tecnologia no processo pedagógico também começou a ser superado. E a beleza pálida que a cidade estampou na metade da década passada começou a ser superada.
A beleza pálida que a cidade estampou na metade da década passada começou a ser superada
Sim, a cidade deve ser bela. Mas foi preciso mais para retornar à primeira divisão das capitais relevantes. Providenciamos ambiente amistoso para os negócios e iniciamos a integração do Quarto Distrito à cidade. Perguntamos ao time: como podemos ajudar os empreendedores a produzir, prosperar e empregar. Respondemos com redução do prazo de licenciamento, simplificação de documentos, retomada da confiança dos empreendedores e evolução na captação de investimentos. Sempre dialogamos com os vereadores e aprovamos leis para desregulamentar, desburocratizar e ampliar a liberdade econômica, cuja lei é de autoria de nosso vice-prefeito, Ricardo Gomes.
Para o cidadão, buscamos proteção social, agilidade no atendimento de saúde, água, mobilidade, o Centro Histórico recuperado, ruas e avenidas limpas e iluminadas, microcrédito, parques e praças revitalizados e ocupados pela comunidade.
Por fim, sem aumento de impostos, trabalhamos para fazer a cidade inteligente e movida à economia criativa. E avançamos o Pacto Alegre, ao apoiar a tríplice hélice – universidade, governo e empresa – na consolidação do eixo empresarial, que inova, cria riqueza e emprego. Acima de tudo, estivemos juntos com Porto Alegre.