
O bilionário Elon Musk, que lidera o Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês) afirmou nesta segunda-feira (3) que pretende acabar com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USaid, na sigla em inglês) e que tem o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, para isso.
De acordo com o portal g1, a declaração ocorreu durante um Spaces, transmissão de áudio na rede social X, com a participação do seu ex-companheiro no Doge, Vivek Ramaswamy, e os senadores republicanos Joni Ernst e Mike Lee.Lee.
— Ficou evidente que não se trata de uma maçã com um verme dentro, o que temos é simplesmente um ninho de vermes. Temos de nos livrar de tudo, está além de qualquer conserto. Vamos fechá-la — disse Musk, acrescentando que o presidente Trump concorda que a agência deve ser fechada.
Em uma publicação no X, ainda nesta segunda, o empresário já havia chamado a USaid de "organização criminosa" ao responder a um vídeo no qual a agência é acusada de estar supostamente envolvida "em trabalhos sujos da CIA" e na "censura da internet".
O assessor de Trump e dono da SpaceX foi além em outra mensagem. Sem apresentar provas, perguntou a seus 215 milhões de seguidores:
"Vocês sabiam que a Usaid, usando SEUS impostos, financiou pesquisas sobre armas biológicas, incluindo a covid-19, que matou milhões de pessoas?".
O empresário não forneceu mais detalhes sobre tais acusações, que funcionários da administração anterior, do democrata Joe Biden, haviam vinculado a uma campanha de desinformação russa.
Desde que o presidente republicano congelou as ajudas internacionais, os trabalhadores humanitários afirmam que há muita incerteza e que o impacto da medida já é sentido entre os mais vulneráveis do mundo.
À frente do Doge, Musk recebeu de Trump a tarefa de reduzir os postos de trabalho no governo e o que considera gastos desnecessários.
Alguns relatórios indicam que Trump deseja incorporar a Usaid à estrutura do Departamento de Estado, mas sua equipe não respondeu a um pedido de esclarecimentos da AFP.
A conta da agência no X foi desativada e seu site segue sem funcionar desde sábado (1º).
A Usaid foi criada por uma lei do Congresso e tem um orçamento de US$ 42,8 bilhões destinados a ajuda humanitária e assistência ao desenvolvimento em todo o mundo.
De acordo com a CNN, dois altos funcionários de segurança da Usaid foram demitidos após impedirem o pessoal do Doge de acessar documentos sigilosos. O departamento também solicitou acesso a arquivos dos funcionários e ao sistema de segurança da sede da agência, segundo a emissora, que citou várias fontes.