Santa Maria e a Região Central buscam, ainda que de forma gradativa, consolidar uma agenda ambiental e sustentável. A região contabiliza exemplos mais concretos e recentes disso. Em São Gabriel, por exemplo, o sistema de abastecimento de água é feito de forma totalmente renovável desde junho deste ano. A energia gerada vem da empresa Biotérmica Energia, de Minas do Leão, que faz a produção a partir dos gases emitidos no aterro sanitário localizado no município.
Em São Sepé, está em plena execução a implantação de uma usina termelétrica alimentada com biomassa. A usina, que deve começar as operações em março de 2018, utilizará mais de 70 mil toneladas de casca de arroz.
E, por aqui, em Santa Maria, a Biotérmica Energia, trabalha para viabilizar uma usina biotérmica no Estado. O investimento, ao todo, deve contar com um aporte que deve ser de até R$ 10 milhões e deve sair do papel até 2019. A biotérmica quando estiver em funcionamento deve ter capacidade para produzir de 3 a 4 megawatt-hora.