Na próxima sexta-feira, dia 1º de setembro, Santa Maria terá inaugurado o Shopping Praça Nova – um empreendimento privado de mais de R$ 120 milhões – que deve gerar até 1,5 mil empregos diretos e indiretos no município. A abertura do shopping foi o tema do Santa Maria de Negócios do último domingo (27).
O shopping será o primeiro complexo regional de compras do Centro do Estado. A VBI Real State, que está à frente do empreendimento, viu em Santa Maria a possibilidade de consolidar um mercado para 30 municípios que, juntos, somam 1 milhão de pessoas.
Após consolidado o empreendimento, que fica na região oeste da cidade, os clientes poderão usufruir de um leque de mais de 200 lojas. O shopping trará, entre lojas conhecidas local e nacionalmente, a rede de cinema mexicana Cinépolis.
O empreendimento é visto pelo poder público como uma oportunidade de dar uma dinâmica diferenciada, como aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ewerton Falk.
O economista e professor da Unifra Mateus Frozza espera que, até o final deste semestre, os dados do Caged – o cadastro geral de empregados e desempregados – de Santa Maria apontem para um acréscimo considerável a geração de postos. Uma vez que são esperados de 1,4 mil a 1,5 mil empregos diretos e indiretos com o novo shopping.
A direção do shopping trabalha para viabilizar, no mesmo espaço, um hotel para fomentar o turismo de compras em torno do Praça Nova. Essa situação está protocolada junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e tramita internamente dentro da pasta.