O Bento Vôlei desistiu de disputar a Superliga 2017/2018. O clube não conseguiu o valor mínimo para cobrir os custos com a competição, como pagamento de salários de atletas e despesas com viagens. A competição começa em outubro e até agora, o time de Bento Gonçalves havia conseguido apenas R$ 400 mil dos cerca de R$ 600 mil necessários.
Em julho, o clube chegou a fazer a inscrição na Superliga na expectativa de conseguir recursos juntos à iniciativa privada e ao poder público. A decisão de não participar foi tomada na noite desta terça-feira (22). De acordo com Rafael Fantin, o Dentinho, integrante da direção do Bento Vôlei, nesta quarta-feira (23) sairá o calendário da Superliga e se o Bento confirmasse a participação sem ter todo o dinheiro, havia o risco de não conseguir completar o campeonato e assim, sofreria penalizações.
"Seria irresponsabilidade nossa dar esse 'peitaço'", afirmou Dentinho em entrevista ao Gaúcha Hoje da Gaúcha Serra nesta quarta-feira.
Conforme Dentinho, esse seria o quinto ano da retomada do alto rendimento no Bento Vôlei. Nos dois primeiro anos, o clube disputou a Superliga B, a segunda divisão do vôlei no Brasil. Esse seria o terceiro ano consecutivo na elite. Ele explica que o foco agora será na manutenção da categoria de base e também no projeto social do clube, que atende 750 crianças no município. Ainda não há previsão de retomar o alto rendimento.
"No momento, o Bento Vôlei fechou as portas do alto rendimento. Vamos cuidar agora das categorias de base e do projeto social. Vamos pensar em jogar a Superliga B, sim, mas devagar", disse o dirigente.