O sonho ainda é o mesmo: ser o primeiro carro elétrico fabricado no Brasil. Mas o protótipo que pode realizar o desejo do inventor e empresário gaúcho João Alfredo Dresch mudou. Nesta semana, o aposentado, junto com o sócio e engenheiro Marcos Büneker, divulgou as primeiras (e limitadas) informações da segunda geração do JAD.
Com aparência mais esportiva e com o prata substituindo o antigo "vermelho tangerina" da lataria, o carro elétrico ficou maior - embora não tenha deixado de ser "mini". Agora, ao invés de 1,95 metro de comprimento, o veículo de dois lugares tem 2,5 metros, mas continua com 1,20 metro de altura e 1,05 metro de largura. A mudança tem como objetivo facilitar futuras adaptações de baterias, já que anualmente a tecnologia se renova.
O JAD2 (nome do modelo, que vem das iniciais do inventor) também ganhou um motor mais potente (fornecido por uma empresa de Santa Catarina) e uma caixa de transmissão com desenvolvimento próprio. Outros detalhes e modificações são guardados a sete chaves, já que se trata de um projeto inovador e que deve passar a ser fabricado em larga escala em até dois anos.
- Estamos divulgando só uma foto e da traseira do carro, que é pra não mostrar demais, porque o que tem de gente de olho... - deixa no ar o sempre bem humorado Dresch.
Maior, mas ainda mini
Carro elétrico desenvolvido por gaúcho ganha nova versão
Quatro anos depois do primeiro protótipo, inventores aprimoraram o veículo, mas continuam atrás de investidores
Vanessa Kannenberg / Uruguaiana
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