Desde 2022, os atletas brasileiros já garantiram 43 vagas para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) nos próximos Jogos Olímpicos. A luta por novas cotas continua até 2024 nos 32 esportes e 329 eventos de medalhas do programa olímpico da capital francesa.
Em Tóquio 2020, o país levou 302 competidores e conquistou 21 medalhas (sete de ouro, seis de prata e oito de bronze). A lista abaixo tem diferentes tipos de vagas.
Em uma delas, classificações garantidas já no esporte, ainda sem o atleta definido, caso da plataforma de 10m nos saltos ornamentais, ou na modalidade, como o surfe, em que Filipe Toledo e Tatiana Weston-Webb já confirmaram seus nomes.
Que Paris traga o verdadeiro sentimento olímpico ao mundo
CONFIRA NA COLUNA
Em outro tipo estão atletas que já alcançaram o índice para Paris-2024, mas as modalidades têm critérios de classificação além dos índices e há limite de cotas no evento por Comitê Olímpico Nacional (CON).
Todas as vagas, inclusive as nominais, precisam ser confirmadas pelo Comitê Olímpico Nacional e pela Federação Internacional do respectivo esporte. O Brasil já tem vagas em seis modalidades e conquistou 43 lugares na França.
Confira abaixo a lista de vagas garantidas pelo Brasil em Paris 2024:
Atletismo (7)
- Arremesso de peso (masculino)
- Marcha atlética 20km (feminino)
- Marcha atlética 20km (masculino)
- Maratona (masculino)
- 110m com barreiras (masculino)
- 400m rasos (masculino)
- 400m com barreiras (masculino)
Ciclismo BMX Racing feminino (1)
Futebol (18)
- Equipe feminina
Rugby (12)
- Equipe feminina
Saltos ornamentais (2)
- Plataforma 10m (feminino)
- Plataforma 10m (masculino)
Surfe (2)
- Filipe Toledo
- Tatiana Weston-Webb
Tiro esportivo (1)
- Pistola de ar 10m (masculino)
TOTAL — 43 VAGAS