
Fernando Lúcio da Costa, o Fernandão, nasceu em Goiânia, no dia 18 de março de 1978. Filho de uma família de classe média alta em Goiânia, quase foi demovido da ideia de ser jogador pela mãe. As fazendas da família precisariam de um administrador, e ela tinha o sonho de que o filho estivesse à frente das terras no interior de Goiás. Fernandão, por sua vez, queria ser veterinário.
Leia mais:
Fernandão Eterno: as últimas notícias sobre a morte do ídolo
Fernando Carvalho: "Para mim, é o maior jogador do Inter"
D'Ale: "Vai ser mais pesado carregar essa braçadeira"
Ex-jogador do Inter Fernandão morre em acidente de helicóptero
Clemer lamenta morte de Fernandão: "Só me deu alegrias"
Entenda o acidente que vitimou Fernandão
O futebol fez com que deixasse a ideia e, em 1990, ingressou no Goiás. Quatro anos depois, aos 16, já era profissional com passagens pelas divisões de base da CBF Entre 1995 e 2001, o atacante ajudou o clube a conquistar cinco títulos estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileirão da Série B. Em 1997, disputou o Mundial sub-20 com a seleção brasileira, na Malásia, e era apontado como revelação.
Fernandão trocou o Goiás pelo Olympique, da França, na metade de 2001. Em Marselha, ajudou um jovem jogador brasileiro que o interpelou ao final de um treinamento, desesperado pois havia sido enganado pelo empresário e não tinha dinheiro para comer. Era Edinho, que depois viria a ser companheiro de conquistas no Beira-Rio.
Após uma lesão e alguns atritos com o então técnico do Olympique, Alain Perrin, acabou transferindo-se para o Toulouse, de onde foi contratado pelo Inter, em 2004.
Com a mulher Fernanda, o jogador teve dois filhos, Enzo e Eloá. Também é pai de Thayná, do primeiro casamento.
Depois de sair do Inter em 2008, jogou no Al-Gharafa até 2009. O retorno ao futebol brasileiro viria com passagem pelo clube que o revelou. Do Goiás, faria a última transferência da carreira, quando foi contratado pelo São Paulo. Atuou no clube paulista até 2011.
Pouco depois de se aposentar, retornou ao Inter em 2011 como diretor-executivo de futebol, assumindo no ano seguinte como treinador.
Veja fotos de momentos marcantes da carreira de Fernandão
Fotógrafo de ZH conta sobre a bandana usada por Fernandão no Mundial
Veja imagens do acidente que matou Fernandão em Goiás
Um mito na história do Inter
Fernandão nasceu em Goiânia e foi revelado pelo Goiás. Mas foi no Inter que ele viveu suas maiores glórias, conquistando a Libertadores da América e o Mundial em 2006, como capitão da equipe de Abel Braga.
Foram quase cinco anos de identificação com a torcida e gols emblemáticos, como o da estreia, em 10 de julho de 2004, no Gre-Nal do gol 1.000, de sua autoria. Neste ano, Fernandão foi um dos mestres de cerimônia da reabertura do Beira-Rio, no dia 5 de abril. Anos antes, ele e o então goleiro Clemer comandaram a festa do Mundial, cantando junto com um Beira-Rio lotado.
Sua última equipe foi o São Paulo, em 2011. Fernandão jogou ainda no Olympique de Marselha e Toulouse, na França, e o Al-Gharafa, no Catar. Ele também treinou o Inter em 2012, e agora se preparava para comentar a Copa do Mundo pelo SporTV.
A cidade onde ocorreu o acidente fatal de Fernandão