
As categorias de base do Grêmio têm ganhado cada vez mais destaque pelos jogadores revelados nos últimos anos. De goleiro a centroavante, o Tricolor volta cada vez mais as suas atenções para os talentos formados em casa: Léo Jardim, Arthur, Walace, Everton e Luan são jogadores que ganharam os holofotes no RS. E vem mais por aí, Victor Bobsin, Diego Rosa, Pedro Lucas, Elias, Rildo também já conquistam seus momentos de fama. Dando continuidade a série de cinco matérias iniciada na última segunda-feira (6), contamos a história de mais um atleta da base tricolor que pode surgir na equipe profissional logo na sequência.
Thomas Luciano Trindade Mathias, mais conhecido como Thomas Luciano, tem 18 anos, é natural de Porto Alegre e lateral-direito da categoria sub-19 do Grêmio. A carreira começou ainda na escolinha do Tricolor, aos 7 anos. Aos 11, foi para a base. A origem foi como atacante. Mas acabou recuando. Passou pela zaga até chegar à sua posição atual. Apesar disso, é visto dentro do clube como um jogador muito versátil.
— Ele é um atleta de bastante força física, alto, com técnica muito boa. Trabalha em mais de uma posição, lateral, zagueiro, volante ou até mesmo como segundo volante. Como lateral tem mais potencial, é um jogador com bastante pulmão, tem força de ir na frente e retornar para marcar. Tem a capacidade de fazer gols e também em realizar cruzamentos. Sabemos que não está pronto, mas vê potencial para chegar — relata Douglas Rodrigues, treinador do sub-17 do Grêmio, que trabalhou com Thomas.
Há quatro anos, o lateral ficou famoso por, então com 14 anos, fazer um gol "de escorpião" na vitória de 6 a 0 da equipe sub-14 do Grêmio contra o Novo Hamburgo. Desde então, se já era conhecido dentro do clube, passou a ser reconhecido fora do Tricolor. Suas redes sociais, à época, receberam uma enxurrada de mensagens, mas quem o conhece de perto diz que isso nunca foi motivo para que a fama subisse a cabeça do garoto.
— Ele é um garoto muito concentrado, não deixou e não deixa que aquilo suba a cabeça. Cada vez mais se dedica nos treinamentos. Em pouco tempo, o Grêmio vai ter uma bela opção de lateral surgindo — afirma Wagner Gonçalves, coordenador técnico das categorias de base do Grêmio.
Assim como outros jogadores da base gremista, Thomas Luciano renovou seu contrato com o clube na última semana até fevereiro de 2023. O clube toma todos os cuidados para não queimar processos na formação do lateral, que deve ser lançado no momento certo.