Em todo o país, até o fim do ano, 17 shoppings serão inaugurados ou entregues. Deste número, mais de 75% deles estão em cidades do interior. Ou seja, fora dos grandes centros urbanos. Nesse sentido, Santa Maria se coloca como um polo regional com a recente inauguração do Praça Nova, na BR-287. Desde que abriu, ainda na última sexta-feira (1º), o empreendimento privado de R$ 120 milhões contabilizou um público de mais de 120 mil pessoas.
A macrorregião que envolve Santa Maria e mais de 30 municípios representa um contingente de 1 milhão de pessoas com potencial de vir ao novo estabelecimento. A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) avalia que Santa Maria ilustra uma tendência nacional de municípios de médio porte que passaram a receber investimentos de shoppings.
Mas ainda há outros projetos de expansão de dois shoppings em Santa Maria. O Royal Plaza prevê até 2020 concluir a expansão do empreendimento – com novas lojas, ampliação de estacionamento e, inclusive, um hotel. O que representa um investimento de R$ 60 milhões.
Quem também mira na ampliação é o shopping Monet que trabalha para, até 2018, dar início aos planos com aumento da praça de alimentação, salas de cinemas e mais lojas. A administração ainda trabalha para fechar os termos do que o projeto irá prever.