Se comer é uma arte, o encontro do cinema com a gastronomia tem tudo para ser uma obra-prima. Atire a primeira pedra quem nunca sentiu aquela fome repentina ao ver belos banquetes ou portentosos doces desfilando na tela. São muitos os filmes que tratam do universo culinário, mas alguns se destacam pelo poder de abrir até os mais tímidos apetites. Confira a lista com 10 títulos para comer com os olhos.
Vatel - Um banquete para o rei (2000)
Drama biográfico em que um príncipe do norte da França convida o rei Luis XV para um grandioso banquete. O objetivo é impressionar o soberano e, com isso, tentar sanar as dívidas de sua província. A refeição fica por conta do mordomo do príncipe, François Vatel, que viria a se tornar um dos mais célebres cozinheiros da história. Direção de Roland Joffé.
Fotos: Reprodução
Chef (2014)
Sucesso recente de público e crítica, o filme conta a história do chef Carl Casper, que acaba demitido de um badalado restaurante de Los Angeles por discordar do patrão. A briga entre os dois vai parar na internet, o que abala sua reputação na cidade. A saída, então, é começar um negócio próprio com a ajuda da ex-mulher e do filho.
A festa de Babette (1987)
Após viver por mais de uma década como faxineira e cozinheira na Noruega, a francesa Babette descobre que ganhou uma fortuna na loteria. Ela então pede permissão às donas da casa para preparar um glorioso jantar. Filme dinamarquês baseado no conto homônimo de Karen Blixen e dirigido por Gabriel Axel.
Sem reservas (2007)
A perfeccionista Kate Armstrong comanda com muita seriedade a cozinha de um renomado restaurante em Manhattan, mas precisa lidar com a personalidade jovial e descontraída do novo subchef, Nick. A chef de cozinha ainda precisa lidar com a chegada da sobrinha Zoe, de apenas nove anos. Direção de Scott Hicks.
Chocolate (2001)
Uma jovem mulher e sua filha de seis anos se mudam para uma pequena cidade rural da França, onde abrem uma chocolateria. Elas a princípio enfrentam a resistência e antipatia da comunidade local, mas aos poucos conquistam os moradores, que passam a apreciar seus doces. Com Juliette Binoche e Johnny Depp. Direção de Lasse Hallström.
Estômago
Nesse filme brasileiro dirigido por Marcos Jorge, o jovem Raimundo Nonato vai para a cidade grande em busca de uma vida melhor. Lá, ao ser contratado como faxineiro em um bar, ele descobre seu talento para a culinária, preparando coxinhas que logo fazem a fama do estabelecimento.
Toast: A história de uma criança com fome (2010)
O pequeno Nigel é apaixonado por culinária, mas sua mãe não sabe cozinhar e, consequentemente, ele não tem a chance de comer muitas coisas além de torrada. Quando ela morre, seu pai contrata uma cozinheira de mão cheia, que vem a se tornar sua madrasta e com quem passa a disputar a atenção do pai, já que o jovem também passa a revelar seu talento para a cozinha.
Comer beber viver (1994)
Nesta produção de Taiwan dirigida por Ang Lee, as refeições servem de motivo para a reunião da família em torno da mesa. É nos jantares de domingo que o chef de cozinha Chu e suas três filhas conversam sobre suas vidas amorosas.
Comer, rezar, amar (2010)
Com roteiro baseado no livro homônimo, a parte do "comer" ficou famosa por ter feito a estrela do filme, julia Roberts, engordar 5 quilos. A atriz não poupou calorias e se deliciou com a culinária italiana, entre pizzas, massas, sorvetes.
A comilança (1973)
Aqui o propósito da comida pode não ser dos mais inspiradores: cansados da vida, quatro homens se reúnem em uma mansão com o propósito de comer até morrer. A trama se adensa quando mulheres se juntam a eles. Polêmico e provocativo, o filme chegou a ser proibido em vários países. Dirigido por Marco Ferreri, a produção tem o ator Marcello Mastroianni como um dos protagonistas.
Julie & Julia (2009)
Nesta deliciosa comédia dramática norte-americana, a jovem Julie Powell lança a si própria o desafio de preparar, em apenas 365 dias, as 524 receitas do livro da cozinheira Julia Child. Ela então relata sua experiência em um blog. Com Maryl Streep, Amy Adams e direção de Nora Ephron.
Lembrou algum filme que não está na lista? Conta pra gente nos comentários!