Não tem nem dois meses que o Saladices abriu e já virei fã. Acho que já mencionei em algum post por aqui no Destemperados que saladas e comidinhas saudáveis não são minha praia, mas isso só acontece porque eu acho que a maioria dos lugares que oferecem esse tipo de comida não colocam personalidade nas preparações.
A explicação para isso talvez seja o receio de não agradar gregos e troianos, mas aí a comida passa a apenas alimentar e nada mais que isso, não é? Temperos e ingredientes que te despertam sentidos, te façam sentir sabor e mesclam com texturas, com certeza vão ser diferenciados e farão as pessoas voltarem ao lugar.
Mas chega de devaneios, como diz minha vó, e vamos direto ao ponto. O Saladices funciona como um fast-food saudável utilizando ingredientes orgânicos, funcionais e diferenciados. O que me ganhou aqui, como já disse, foram justamente esses ingredientes diferenciados que dão aquele toque a mais.
O lugar é pequeno e na hora do almoço fica tão abarrotado que as filas chegam na calçada. Como podem ver pelas fotos (e como não sou boba nem nada) fui mais para o final do dia, quando é mais tranquilo. Assim, me permiti escolher e aproveitar tudo com calma.
Já existem no cardápio alguns tipos de salada prontas para facilitar, mas também podemos montar uma personalizada, o que foi o meu caso. Podemos escolher como base diversos tipos de folhas verdes e também o mix de folhas, que é uma mistura que eles recebem fresquinha do fornecedor e que varia todos os dias de acordo com a disponibilidade dos ingredientes. No mix do dia tinha alecrim, menta, manjericão, salsinha e hortelã. Muito interessante.
Depois de escolhidas as folhas para base, foi a vez da proteína: frango ao curry. Adorei o curry adicionado ao peito de frango, dá uma potência enorme no sabor. Outras opções legais são a lula, salmão, camarão e até almôndegas funcionais, que estou louca pra experimentar.
Ainda adicionei grão-de-bico tostado com curry e azeite de oliva, que trouxe uma crocância bem gostosa, e um dos meus ingredientes preferidos: tomate-cereja confit. Coloquei um penne sem glúten que misturado aos tomatinhos iam se desmanchando, virou quase uma massa ao sugo.
Também adicionei maçã verde bem picadinha, para dar um toque ácido, ervilhas frescas e uma granola funcional que eles mesmos fazem.
Para finalizar a salada, escolhemos um molho entre: maionese de biomassa de banana verde, vinagrete de oliva, abacaxi spicy, molho thai, molho de laranja, pesto funcional, shoyo com wasabi, amendoim com limão siciliano e húmus com laranja. Fui de maionese de biomassa que é maravilhosa.
O conjunto da obra ficou uma delícia, tudo aquilo que eu queria e estava falando lá no começo do texto: sabores e texturas.
Para beber, tem vários tipos de sucos naturais entre outras bebidinhas, e como o meu suco preferido de frutas vermelhas com canela estava em falta, resolvi experimentar o Verde Clássico, que leva couve, maçã, laranja, hortelã e gengibre. Bem refrescante.
Por fim, eles têm bolinhos no pote, incluindo opções funcionais. A primeira vez que vi confesso que fiquei meio cabreira porque não costumo gostar de sobremesas funcionais, aquela minha velha conversa de não ter sabor e tal (além de achar a maioria delas secas). Pois bem, esses bolinhos são molhadinhos! A escolha do dia foi o de frutas vermelhas.
O combo salada + suco + sobremesa custou R$36,70.
Saladices
Rua Tenente Silveira, 286 - Centro
Florianópolis/SC
Aceita todos os cartões.
www.saladices.com.br