Jardins. O nome, por si só, já me atrai de uma maneira subjetiva e encantadora que não sei explicar em palavras. Foi com uma turma de amigos que fui conhecer o Jardins Restô Café, localizado no Centro Histórico de São José.
É daqueles lugares pra ficar sem hora de ir embora, aproveitar o clima do ambiente, das pessoas, seja batendo papo no salão interno entre livros e garrafas de vinho...
...ou lá fora, quem sabe enrolado num cobertor.
Lá atrás, em meio à natureza, mesas decoradas com o tema junino e fogo pra transformar o frio gelado da rua em aconchego.
Sentamos numa mesa interna e já chegamos chegando, pois foi um festival de entradas. Eu estava curiosa pra experimentar os Blinis do Jardim: panquecas russas cobertas com ragu de cogumelos, caprese, linguiça Blumenau com pimentão grelhado, sour cream com graviax de salmão e pêra com parma. A massa estava leve e gostosa e o meu preferido foi o de ragu de cogumelos.
Pra beber, uma canequinha de quentão como gosto, não muito doce.
Alguém pediu steak tartar (cubos de mignon marinado em mostarda dijon, alcaparras, picles, cebola roxa, molho de soja recheado com mascarpone) pois dizia ser um dos melhores que já tinha comido. Estava bonito, mas esse eu só fiquei olhando.
Teve também uma porção de bolinhos de feijoada - eu me segurei pra não comer todos.
Foto do recheio é essencial, né? Tem bacon, calabresa e couve mineira.
Além de quase comer toda a porção de bolinho de feijoada, eu quase comi todas as coxinhas. Sim, também teve coxinhas recheadas com costela e acompanhadas por um molho barbecue caseiro delicioso feito por eles. A massa dessa coxinha é amarelinha pois é feita com batata e eu morri de amores, tanto que esqueci de fotografar o recheio.
Depois do quentão, eu experimentei um drink maravilhoso tanto em aparência quanto em sabor, chamado Brumble, com gim, aperol, amoras, limão e zimbro.
Ficamos muito tempo por lá entre uma entrada e outra e conversando bastante, até que chegaram os principais. Eu tomei essa sopa que é mais uma boa refeição que uma simples sopa: Creme de batata baroa com brie e mignon. Muito encorpada e saborosa, com bons pedaços de brie, mignon e coberta com chips de batata baroa pra garantir uma crocância.
O outro pedido foi o creme de cebola com bacon, uma sopa mais leve, não tão consistente e de sabor adocicado, coberta com uma tampinha de massa folhada.
Teve também um pato confit: coxa e sobrecoxa de pato confitado com purê de batata, amêndoas laminadas e molho de laranja. Esse eu não cheguei a experimentar, mas estava bem vistoso.
Respira que ainda tem as sobremesas, como esse Doce dos Jardins, que consiste num moelleux de chocolate meio amargo, crumble de castanha do pará e sorvete de creme. Muitas texturas e sabores que se complementam.
Mas o meu queridinho mesmo foi o minichurros com doce de leite. Estou aqui escrevendo e lembrando dele com os olhos brilhando. Digo, sem exageros, que foram os melhores churros que já comi até hoje. Super crocante por fora e macio e leve por dentro, o doce de leite nem se fala, lembrou um que eu comia na infância com minha irmã. Pena que não aproveitei tanto quanto deveria, pois já estava rolando com essa orgia gastronômica.
Desde a chegada até a saída, foi tudo muito prazeroso, lugar agradável e atendimento simpático e atencioso. Nossa ótima experiência ficou em R$276, sem incluir as bebidas e o serviço.
Jardins Restô Café
Rua Gaspar Neves 3.153 - Centro
São José/SC
Tel: (48) 3375-6800
http://jardinsrestocafe.com.br/
Aceita cartões Visa e Mastercard