Convidei o Aluísio e a Ju Palma e fomos conhecer o Vive le Café que abriu bem pertinho do trabalho, há pouquíssimo tempo. Um local para quem ama cafés e adora uma novidade.
O café fica em cima do The Chefs. Sim, ali mesmo. É só subir a escadinha. O tempo nos ajudou. O dia amanheceu chuvoso, teve sol, choveu bastante repentinamente e na hora de sair para conhecer este lugar novo, esquece a sombrinha. A natureza se encarregou de limpar o céu e deixá-lo azul.
Se o dia colaborar, como aconteceu com a gente, tem mesinhas com vista para a Praça Maurício Cardoso, que vamos combinar: é um charme só.
Agora atenção para isso: se até aqui já estava tudo lindo, espere até entrar no café. É um mimo só! Dá para se apaixonar só de entrar por lá.
Aliás, sendo piegas, tem um clima de paixão por lá mesmo. Paixão por Paris! Se a Pont des Arts perdeu o charme dos seus milhares de "cadeados do amor", por aqui a coisa tá só começando.
Quem quiser pode assistir a preparação dos cafés, ao vivo e a cores. Adoro as vitrines de com doces expostos. Aqui não tem muitas opções, bééééé, engano. O cardápio é enorme e tem muita coisa deliciosa.
Vamos ao cardápio? Na parte dos cafés, a estrela da casa, as opções são muitas e estão divididas em: expressos, doppios, com leite, douces, gelados e com álcool. E a casa conta com outros métodos de preparo de café: coado no pano, Aeropress, Prensa Francesa e Hario V60. Tudo para deixar qualquer #coffeelover estarrecido. Na ala das comidinhas, o Vive conta com sanduíches frios, sanduíches quentes, cremes, saladas, verrines, bolos e tortas doces.
Como fomos no meio da tarde, queríamos mesmo era a combinação café + doce. A Ju Palma na hora da escolha do café foi de coado no pano. Uma meiguice só. Acredito que a preparação em filtro de pano ou papel lembre o cafezinho de antigamente. E como o cardápio sugere, é para lembrar os bons tempos.
Para acompanhar o cafezinho, a Ju escolheu o orgulho da casa: cheesecake de frutas vermelhas. E aqui começa aquele nosso prova prova que é praxe quando se tem, pelo menos, um food hunter na mesa. Imagina com três? kkkk. Cheesecake aprovadíssimo. Muito saboroso.
O Aluísio optou pelo espresso marshmallow, da ala dos café douces. Café e marshmallow é tipo queijo com goiabada, uma dupla que dá certo, concordam? É uma dose de espresso e é servido na xícara pequena.
Para comer, o formiguinha foi de torta de chocolate e doce de leite. A torta tem uma base amanteigada e uma generosa camada de ganache de chocolate e doce de leite por cima. Eu, espertinha, roubei um pouco da parte de cima. Estava uma delícia!
Eu amo cafés gelados. Fui ogra na minha escolha. Optei pelo coffee shake. Baba com a descrição: sorvete de creme Bergalli batido com cookies e espresso. Para completar, uma camada de chantilly e mais cookies. Simplesmente maravilhoso. Vive le Café! Vive le Coffee Shake!
Optei pelo bolo do dia para completar minha gordice pós dia feio com chuva. Perguntaram se eu queria calda. Sim né! Mas logo esclareci o método de colocação dela. Eu amo o momento de derramar a calda em cima do bolo. Melhor ainda quando a tarefa fica por minha conta. Devidamente registrado, é claro.
Olha a vista área feita pelo drone do Aluísio (aham, sei). Uma verdadeira orgia para saciar aquela vontade de uma guloseima no meio da tarde.
Agora lembra no início do post que falei que tem um clima de paixão por lá? Olha eu sendo piegas.
Eu que não sou a maior apreciadora de cafés, quero morar aqui. Saímos de lá encantados. Encantados pelo ambiente, cafés, doces, tudo. Um pedacinho da tarde que foi muito prazeroso e com ótima companhia. Pagamos R$ 85 (com 10%) por toda essa experiência incrível. Que a parede dos cadeados lote!
Vive le Café
Praça Doutor Mauricio Cardoso, 23 (no terraço) - Moinhos de Vento
Porto Alegre/RS
Fone: (51) 3574-7900
Aceita cartões Visa e Master
Facebook.com/vivelecafe
www.vivelecafe.com.br/
* Conteúdo produzido por Rafaela Enes