O Artusi Ristorante é um restaurante propício para ir a dois. Seja em casal, com um amigo, amiga ou mesmo alguém da família, o ambiente e o estilo da gastronomia favorecem sobretudo conversas mais íntimas e discretas – e não tanto a algazarra e o falatório simultâneo dos grupos maiores, muito menos a silenciosa tarefa de se jantar sozinho.
A experiência ali fica melhor quando compartilhada com uma pessoa querida. Mesmo assim, por contingências da vida, fui parar no Artusi sozinha – um amigo que ia junto acabou ficando preso numa consulta médica e desistiu de ir (perdeu, Cris).
Não vou dizer que seja a situação mais confortável do mundo. Ao meu redor, vários casais conversavam baixinho. Havia um ou outro grupo maior, de onde vinha a maior parte das vozes ouvidas no salão. Mas, como eu já estava ali, abracei a causa.
Primeiro pedi uma caipirinha de laranja. Pelo menos dei uma relaxada e tudo começou a ficar mais divertido. A verdade é que eu não estava com muita fome e, como já vinha desde cedo pensando na sobremesa (que havia experimentado em outra ocasião), decidi pular a entrada.
Para quem não abre mão de um antepasto ou algo do gênero para abrir o jantar, a casa oferece desde saladas até porções de ostras, além de uma deliciosa polenta cremosa com gema mole. Dito isso, parti para o gnocchi gamberi i pesto genovese, também traduzido por nhoque de batata com camarões grelhados, molho pesto e tomates cereja. Não lembro de ter provado um nhoque tão bom quanto esse antes.
Nessa hora o fator apetite já tinha dado lugar à gula, e nem pensei em deixar sobrar no prato. Nham. No detalhe:
Aí veio a parte mais aguardada da noite: o tiramisù do Artusi. Nunca fui muito fã dessa sobremesa, mas, depois de provar a que é servida ali, cheguei à conclusão de que só tinha me deparado com versões bem medianas desse doce antes.
Dá vontade de lamber a taça:
Depois de tudo, veio a conta. O preço não é dos mais populares: gastei cerca de 100 reais por essa refeição. Para quem, como eu, não pode gastar essa quantia num jantar corriqueiro, vale guardar o Artusi na manga para uma ocasião especial - de preferência, em boa companhia.
Artusi Ristorante
Rua Bocaiúva, 2.090 - Centro
Florianópolis/SC
Fone: (48) 3037-2228
www.artusiristorante.com.br
* Conteúdo produzido por Fernanda Volkerling