A primeira vez que escutei falar sobre kombucha foi em um churrasco. Na ocasião, uma amiga me disse que há mais de dois anos preparava a bebida para tomar todos os dias. Bem que eu tinha percebido uma garrafinha de vidro no canto da cozinha, ela continha um líquido alaranjado. Como enóloga, pensei “a Mari está guardando vinagre em casa?”.
Leia também
Ginger Ale: o refrigerante que ganhou fama nos drinks
Café gelado: detalhes e curiosidades da bebida
Então, descobri que o fermentado de chá preto ou verde pode ser facilmente elaborado em casa. Gaseificado naturalmente pelo seu processo de produção, lembra até um refrigerante depois que você se acostuma com os aromas.
Preparar seu próprio probiótico pode ser um teste de paciência, pois é preciso esperar o tempo mínimo da fermentação. O primeiro passo é conseguir o scoby (comunidade de bactérias e leveduras), que geralmente é fornecido por quem já produz kombucha ou encontrado em sites na internet. Depois, é o momento de preparar o chá preto ou verde e adoçá-lo com açúcar cristal ou demerara. Por fim, é feita a mistura dos ingredientes em uma garrafa de vidro de boca larga que deve ser vedada com uma tela ou um pano para evitar a entrada de insetos, mas permitir a presença do oxigênio, responsável pela multiplicação da colônia. Pronto! Desta forma vai iniciar a fermentação.
A primeira fase de produção pode levar de 5 a 10 dias, vai variar conforme a temperatura ambiente e a quantidade de açúcar. Como o processo é milenar, o jeito é experimentar o chá a cada dois dias até o sabor doce sumir e o aroma de vinagre aparecer. Parece difícil, mas é bem tranquilo. Você vai perceber a diferença, vai por mim. Para finalizar, ainda pode saborizar com gengibre ou suco de frutas. E não esqueça de guardar cerca de 10% da bebida para as próximas fermentações, tá?
OS BENEFÍCIOS
O uso da kombucha ajuda na imunidade. Por ter uma grande quantidade de probióticos, também auxilia na flora intestinal, nas vitaminas do complexo B e nas rotas metabólicas que trabalham a digestão e outras funções do nosso corpo.
ONDE ENCONTRAR
Para aqueles que querem encontrar a bebida pronta, há marcas que produzem e engarrafam kombucha com data de validade e com os mesmos benefícios da produzida em casa. Tao, a Santa Kombucha e a Strappa Kombucha vendem online e entregam em Porto Alegre.