O sonho de consumo da maioria dos apreciadores de vinhos é montar uma adega na própria casa. Seja para reunir os amigos, para um jantar a dois, ou o motivo que for: um bom vinho une as pessoas. Nada melhor e mais organizado do que separar um cantinho para o armazenamento das bebidas, sempre ao abrigo da luz e com pouca variação de calor. Pense no tamanho e na capacidade das garrafas que deseja armazenar e vamos lá;
Separamos oito rótulos indispensáveis para sua primeira adega. Lembrando que ela pode ser colocada na sala de estar, jantar ou perto da churrasqueira, se for climatizada.
Todos os rótulos indicados já vêm com o link e podem ser comprados no site da Vinhos&Vinhos.
Para iniciar a sua adega, optamos por um espumante do método charmat para abrir a qualquer hora. É um bom exemplar para ter na geladeira. Esse espumante é produzido na Serra Gaúcha e possui equilíbrio de acidez e cremosidade. Para quem gosta de espumante é acerto em cheio.
Outro espumante que podemos citar é o Prosecco, produzido na cidade de Pinto Bandeira no Rio Grande do Sul. Feito pelo método charmat, ele é fresco e agradável. Por isso, é ideal para piscina e beira da praia, pela sua leveza e facilidade de beber. Também é usado na preparação de spritz e outros drinks.Entradinhas de queijos e azeitonas fecham todas.
Chardonnay é a variedade de uva branca mais tradicional, conhecida no mundo todo. Produzida em Flores da Cunha no RS, é um clássico brasileiro. Frutado e com acidez equilibrada, ganhou diversas vezes o melhor chardonnay da avaliação nacional dos vinhos do Brasil. A coloração é amarela palha com tons esverdeados. Harmoniza com carnes brancas, molhos amanteigados e queijos leves.
Para quem gosta de um aroma de frutas tropicais como o maracujá e o pêssego, o Luiz Argenta é ótimo. O rótulo, produzido em Flores da Cunha no Rio Grande do Sul, possui certa acidez e persistência, além de reflexos amarelos e esverdeados. Caem bem com queijos, massas de molho branco, frango e peixe grelhado. É uma variedade clássica para se ter na adega, agradável em momentos de descontração e confraternização entre amigos.
É considerado um vinho com paladar complexo, equilibrado com acidez acentuada. Produzido na Serra Gaúcha, o aroma revela um misto de frutas vermelhas com notas de cacau. O rótulo serve tanto para começar uma reunião de amigos como acompanhar um prato com salmão.
Outra opção é o Almaúnica que é produzido no Vale dos Vinhedos. Possui uma coloração concentrada e é recomendado para quem gosta de um sabor diferente. Aroma de geléias, trufas, ameixa seca e groselhas. Quando degustado, proporciona uma concentração de fruta.
Essa opção de espumante foi elaborada pelo método tradicional champenoise com maturação mínima de 12 meses. A base do vinho possui variedades de uvas como o PinotNoir, Chardonnay e Riesling itálico. Produzido em Garibaldi é versátil, cai bem com petiscos de entrada até o prato principal. Ter esse rótulo na adega é sinal que boas conquistam vem por aí.
Para completar a adega com um aroma intenso e complexo, o Bodega Sossego é a opção certa. Esse rótulo é feito pelo envelhecimento em barricas de carvalho. O aroma remete a frutas em compota, baunilha, tabaco e especiarias. Não faz feio no jantar de família, reunião de negócios ou com os amigos. Acompanha churrasco, massas quatro queijos e aquela clássica tabua de frios.
No site da Vinhos&Vinhos vocês encontram todos os rótulos citados acima. Mas dá para achar várias outras opções legais de acordo com o seu estilo e bolso.
Acesse: www.vinhosevinhos.com
Produzido por Destemperados para Vinhos&Vinhos.