E aqui vai mais uma lista para criar discórdia e desesperança. Mas é aquela coisa: não há como ser objetivo, e sempre falta algo importante. Mesmo assim, arriscamos eleger 30 ótimos documentários para conhecer artistas e bandas que, aqui ou lá fora, ajudaram a mudar os rumos da música popular contemporânea (não vá procurar Bach nem Stockhausen aí embaixo).
10 documentários sobre música para assistir agora no Netflix
Para não magoar ninguém, ordenamos os filmes cronologicamente, e não em um ranking valorativo de melhores e piores. Dito isso, aos trabalhos!
1970 - Elvis: That's the way it is
O rei havia decidido parar com a vida de ator de cinema e retornar aos palcos, e o diretor Denis Sanders não perdeu a chance de registrar. O documentário mostra a preparação de Elvis antes dos shows, tirando uma onda com os colegas de banda e, claro, em plena performance.
1970 - Woodstock
Crônica do lendário festival ocorrido um ano antes, o filme recebeu o Oscar de melhor documentário, sendo selecionado também para o Festival de Cannes. Não é para menos. Olha a seleção de talentos: Crosby, Stills & Nash, Joan Baez, The Who, Jefferson Airplane, Santana, Janis Joplin, Jimi Hendrix e muito mais.
1970 - Gimme Shelter (Rolling Stones)
Começa como registro da enérgica turnê de 1969. Termina com o sombrio concerto de Altamont e a filmagem de um fã sendo esfaqueado na multidão. Eis um filme para revelar dois extremos que, no rock, se tocam: a rebeldia, por um lado, enquanto desejo e diversão, e, por outro, enquanto vazão para a violência.
1972 - Pink Floyd: Live at Pompeii
Um show sem público encenado pela nata do rock psicodélico em um anfiteatro da Roma Antiga. De chorar.
1973 - Ziggy Stardust and the Spiders from Mars
"Este não é apenas o último show da turnê, mas o último show que jamais faremos." A frase ambígua de David Bowie pegou até a banda de surpresa. É aqui que ele mata a carreira de Ziggy Stardust.
1976 - The Song Remains the Same (Led Zeppelin)
Como dizia o próprio material promocional do filme, este é para te colocar na primeira fila em três noites no Madison Square Garden com a banda que, como já dizia o Baú do Roque, eletrocutou o blues.
1978 - The Last Waltz (The Band)
Nesta obra-prima regida pelo mestre Martin Scorsese, o The Band, como se não se bastasse no palco, toca ao lado de gênios como Bob Dylan, Neil Young, Van Morrison e Eric Clapton. Tudo para se despedir. Nunca foi tão apropriada a expressão "fechar com chave de ouro".
1984 - Stop Making Sense (Talking Heads)
David Byrne com um terno desproporcionalmente grande em um espetáculo anti-espetacular. Uma verdadeira instalação artística em (des)construção desde o primeiro pressionar do "play".
1995 - The Beatles Anthology
O documentário foi ao ar originalmente na televisão britânica, sendo depois convertido em nada menos que OITO fitas VHS. Vai da infância da gurizada em Liverpool até a finaleira, então nem nos arriscaremos a resumir. Apenas assista.
1998 - Meeting People is Easy (Radiohead)
A turnê que quase matou Thom Yorke de cansaço e que obrigou o Radiohead a superar de vez as guitarras e fundar, logo ali adiante, um rock esquema novo. Uma das grandes bandas ainda em atividade flagrada na aurora do que faria de melhor.
1999 - Buena Vista Social Club
O músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder encontram os veteranos do clube de Havana que, nos anos 1940 e 1950, sediava a efervescência da "era de ouro" da música cubana.
2000 - The Filth and the Fury (Sex Pistols)
Os Sex Pistols segundo os Sex Pistols, desde o início modesto em Londres até a ruína precoce em São Francisco, após dois intensos anos em que a banda conseguiu para si a condição de ícone do punk.
2002 - I Am Trying to Break Your Heart: A Film About Wilco
Folk alternativo da maior finesse filmado em preto-e-branco quando barba e estética retrô ainda não eram a regra do novo século.
2003 - End of the Century: The Story of The Ramones
Parece que Martin Scorsese vai filmar a história dos Ramones e entregar o resultado em 2016, mas este filme deve seguir como o panorama documental mais honesto da carreira da banda.
2004 - Dig!
O mergulho no emaranhado de amor e ódio entre as bandas The Dandy Warhols e The Brian Jonestown Massacre rendeu a este documentário faca na bota o prêmio do júri no Festival de Sundance.
2004 - Metallica: Some Kind of Monster
O baixista Jason Newsted deixa a banda, o vocalista James Hetfield vai se desintoxicar, e um "terapeuta" tenta ensinar os metaleiros a serem mais bacanas uns com os outros, em um filme que penetra na intimidade do Metallica para mostrar o que une e o que separa cada membro da banda.
2005 - The Devil and Daniel Johnston
Transtorno bipolar, obsessão com o demônio, criatividade sem etiqueta, franqueza desconcertantemente ingênua - ou quem sabe a marca mesma do gênio. O ícone cult Daniel Johston é aqui apresentado com sensibilidade comovente pelo diretor Jeff Feuerzeig.
2005 - Vinicius
Diplomata, poeta, dramaturgo, cânone absoluto da bossa-nova, marido de nove casamentos, testemunha de um Rio de Janeiro em transformação. Quem tenta traduzir a grandeza de Vinicius neste documentário são outros grandes, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil e Antonio Candido.
2005 - No Direction Home (Bob Dylan)
Há outros documentários sobre a vida de Bob Dylan, mas é complicado superar o filme dirigido por Martin Scorsese, que mostra a ascensão do cantor e compositor à fama, a resistência dos fãs à eletrificação do folk e o período que seguiu ao acidente de moto que o astro sofreu em 1966. Poderia ser titulado à maneira de Joyce: "Retrato do artista quando jovem".
2006 - Fabricando Tom Zé
O gênio menos categorizável do movimento tropicalista se deixa aqui filmar na cidade natal, pela escola onde estudou, no interior do quarto do hotel e na explosão de raiva de um ensaio interrompido. Caetano Veloso, Gilberto Gil e David Byrne ajudam o próprio Tom Zé a se contar para a câmera.
2006 - Kurt Cobain - About a Son
As entrevistas que culminaram no livro que narra a história de uma das mais importantes bandas de rock de todos os tempos reunidas em uma hora e meia de intensidade autodestrutiva de Kurt Cobain.
2007 - Cartola - Música para os Olhos
A vida e o tempo de Angenor de Oliveira, compositor de um país inteiro.
2008 - It Might Get Loud
Jimmy Page, The Edge e Jack White: 18 cordas de história da guitarra.
2008 - Anvil! The Story of Anvil
A banda canadense de heavy metal Anvil se apresentou em 1984 no Japão ao lado de Scorpions, Whitesnake e Bon Jovi, mas foi a única que não se tornou sucesso comercial. O que aconteceu com os caras do Anvil? Onde estão? O que será da banda? Antecipamos: o final é feliz.
2010 - Rush: Beyond the Lighted Stage
O audiovisual talvez definitivo para mais de 40 anos de carreira de uma das mais respeitadas bandas de rock progressivo.
2011 - Rock Brasília - Era de Ouro
Renato Russo lidera o rock underground brasiliense rumo ao estrelato.
2011 - Foo Fighters: Back and Forth
A morte de Kurt Cobain, a demissão do primeiro baterista, a relação pai-filho entre Dave Grohl e Taylor Hawkins, a gravação analógica do disco Wasting Light - nada fica de fora deste documentário que quase convence que o Foo Fighters é uma banda de garagem.
2012 - Raul - O início, o fim e o meio
A cinebiografia do artista que o Brasil mais pede para ouvir.
2012 - Marley
Estava demorando para aparecer um bom documentário sobre o maior ícone do reggae, mas eis que a lenda ganha esta justa homenagem.
2012 - Shut Up and Play the Hits (LCD Soundsystem)
O derradeiro show no Madison Square Garden e a manhã seguinte na vida de James Murphy, líder de uma das bandas mais relevantes dos últimos anos.